GAMBITO VOLGA


Gambito Volga-Variante em Fianchetto (A58)

UM Estudo realizado Pelo MI Claudio Minzer


1.d4 Cf6 2.c4 c5 3.d5 b5 4.cb5 a6 5.ba6 g6 6.Cc3 Aa6 7.Cf3 d6 8.g3 Ag7 9.Ag2 Cbd7 10.0-0 Cb6





Antes de prosseguir com a posição que nos interessa, é importante notar que Negras "devem" ameaçar o peão d5 com ... Nb6 para impedir a distribuição de peças de primeiro jogador e Rd1 Qc2. A importância da Qc2 é que ela defende o lado, permitirá um melhor desenvolvimento das peças deste sector, onde, precisamente, as peças negras se basearam sua ação.

11.Te1 0-0 12.Cd2 






Branco gera um mecanismo de defesa, a fim de não deixar nenhuma fraqueza em seu campo, o que poderia acontecer se avançar e2-e4. Com o seu último movimento (12.Cd2)-d5-peão é defendida pelo bispo-g2, portanto, a senhora está livre para aplicar a "c2", onde o cavalo-c3 proteger e, portanto, podem desenvolver a borda senhora b2-b3 e Bb2. Por outro lado também pode ser jogado Cd2-f1-e3 para defender o peão d5 e lutar contra qualquer invasão da caixa-c4. Para o meu gosto parece um plano muito lento dando liberdade para o negro alcançar uma remuneração adequada para a contramarcha peão entregue. Aqui estão as possíveis continuações do diagrama.

A) 12...Dc7





Esta jogada pertence a um dos "fundadores" do Gambito Volga, quero dizer Alburto Lev. Com 12 ... QC7 Black permitido trazer outra peça para a senhora Tfb8 borda ..., mas a idéia principal é jogar ... QB7 pressionando o peão d5 (enquanto "procura" b2) para forçar o alvo e2-e4 avançam, se esta descoberta iria produzir central fraco caixas brancas pegando manobra de força ... NG4 (D7)-e5 entrar "d3" ou você pode pensar da central quebrar ... e6 . Os itens mais importantes estão no 12 ... QC7: Hort, V - Alburto, L 0-1, Averkin, O - Alburto, L 0-1 e Kortchnoi, V - Greenfeld, ½ - ½

B) 12...Ta7




 

Um movimento típico do Gambit Volga, quando Branco aceita o peão b5xa6. A idéia principal é continuar ... e ... Qa8 TB8 semi-clicando sobre a colunas de flanco da Dama.Veja todos os artigos Groiss, W - Rodin, E 0-1 Tkachiev, V - Izoria, Z 1-0
Então aqui nós vemos as duas alternativas mencionadas na teoria, no entanto, acreditam que o negro também são outras possibilidades:


C) 12...Dd7!?






Um movimento interessante. A idéia é "olhar" a casa de a4 e jogar ... Ca4 (pre ... Bb7) eliminar o cavalo-c3 e, portanto, tornando mais fraco flanco ou apoio a senhora manobra ... Cf6 b5-e8 com o mesmo objetivo estratégico. Devemos também ter em mente que o Black pode prosseguir com ... Qb7 e transpor para o jogo de Alburto 12 ... Qc7.
A desvantagem pode ser 12 ... Dd7 é que se senta em uma caixa que costumo usar o cavalo de f6, mas esta manobra (... Cf6-d7-e5 XD3) é feito quando Branco e2-e4 antecedência. Veja Grigore item, G - Banik, M 0-1

D) 12...Ce8!?


 


Uma manobra típica no Gambito Volga foi jogado por mim na equipe de Aragão 2005. Após a imprensa negra ... CC7-peão d5 ou continuar com ... CB5.Fiquei confuso ao ver que 12 CE8 ... tinha jogado apenas uma vez, ver o título: De la Rocha, R - Minzer, C 0-1
 

_______________
traduzido por Prof. Esp. Uelton Fabricius
todos direito reservados a © INFORCHESS -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DIVULGUEM O BLOG AOS AMIGOS
CLUBE DE XADREZ DE JATAÍ-GO
XADREZ JATAÍ O MELHOR LANCE!!

EQUIPE DE JATAÍ É A CAMPEÃ DOS JOGOS ABERTOS DO ESTADO DE GOIÁS 2013.
29/11 a 01/12 Goiânia

A equipe de Jataí foi composta por cinco integrantes, Aquiles Machado, Uelton Rezende, Jair Humberto, Vitor Martins e Giovanni Lúcio. O torneio foi disputado no sistema suiço e pontuava os dois melhores de cada equipe, somando-se a pontuação e definindo o Campeão Geral.
A equipe de Jataí foi conduzida por Aquiles Machado - imbatível - em suas partidas. A equipe liderou o torneio de ponta - a - ponta, e no final somou um total de 10½ pontos, ficando à frente de a equipe de Itumbiara - que contou com a participação dos imãos Okadas (Wiliane Dyogo), que fizeram um excelente torneio terminaram com 10 pontos, ½ pontos atrás dos Campeões. O terceiro lugar ficou com a equipe de São Miguel do Araguaia com 9½.