Vocabulário do Xadrez !!

VOCABULÁRIO DE XADREZ

AbafadoMate de cavalo contra um rei impedido de jogar pelas próprias peças. O mesmo que "afogado" ou asfixiado.
AbandonarDeclarar perdida uma partida, desistindo de continuar.
AberturaÉ a fase inicial do jogo, compreendendo os primeiros dez a quinze lances de uma partida.
Acumulação de tempo
Direito, que tem o competidor em torneios com partidas a relógio, de executar em ritmo desigual as jogadas de uma partida, dentro de um limite oficial antecipadamente prescrito. Assim, se é exigido jogar 20 lances por hora, e o competidor executar os seus primeiros 10 lances em 10 minutos, terá o direito de jogar os restantes 10 lances em 50 minutos, etc.
AdiarTransferir a continuação de uma partida não terminada, em provas oficiais.
AlaCada uma das metades em que se divide idealmente o tabuleiro; o mesmo que flanco.
Ala da damaÉ a metade vertical do tabuleiro onde estão as damas na posição inicial.
Ala do reiÉ a metade vertical do tabuleiro onde estão os reis na posição inicial.
AmeaçaAgressão iminente a um ponto qualquer, exigindo providências defensivas imediatas.
AnáliseEstudo pormenorizado das consequências de uma posição.
Arca de Noé
Armadilha que pode surgir após os lances iniciais:
1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. Bb5 a6 4. Ba4 d6 5. d4 b5 6. Bb3 ed4 7. Nd4 Nd4 8. Qd4 c5 9. Qd5 Br6 10. Qc6+ Bd7 11. Qb7 c4 e o bispo branco está perdido
AtaqueAproveitamento de iniciativa, com a produção de ameaças e golpes táticos.
Ataque da minoriaManobra agressiva executada por peões de uma ala onde estejam com minoria de 1 peão (p. ex. 2 peões contra 3, 3 peões contra 4 etc.) em relação ao adversário, de modo a conseguir a criação de um peão isolado.

BaionetaAtaque de peões sobre o roque adversário.
BaseO elemento mais atrasado em uma cadeia de peões.
BateriaGrupo de peças de um mesmo bando agindo conjugadamente.
Bispo bomO bispo que não é impedido de jogar ou não tem sua atividade restringida, devido à colocação dos peões próprios em casa de cor diferente
Bispo mauO bispo que é impedido de jogar, ou tem sua atividade restringida, devido à colocação dos peões próprios em casa da mesma cor.
BloqueioObstrução do raio de ação de peças adversárias.
BrancasO conjunto de peças manejadas pelo primeiro jogador.

Cadeia de Peões Linha de peões apoiados entre si, e cujos extremos são a base e o posto avançado.
Caissa Musa protetora do Xadrez.
Campo Território sob domínio natural de cada bando; as quatro primeiras filas de cada jogador.
Candidatos Na terminologia da FIDE, condição adquirida por competidores classificados em Torneios Interzonais, e que os qualifica, juntamente com alguns com direitos especiais, a disputar matches individuais, sucessivos e eliminatórios, que apurem o desafio ao detentor do título de Campeão Mundial.
Capturar É a retirada da peça, também é chamado de tomar ou ganhar a peça.
Casa Cada um dos 64 quadrículos em que se divide o tabuleiro de xadrez. O mesmo que escaque.
Casa angular Cada um dos quatro cantos do tabuleiro.
Casa forte Aquela aonde podemos instalar uma peça sem o risco de ser atacada por peão adversário.
Categoria Nível de capacidade ou de força enxadrística, oficial ou virtual, de um competidor qualquer.
Centro O pequeno quadrado formado pelas casas 4R, 4D, 5R e 5D de cada lado.
Chave Ponto culminante de uma combinação. Solução de um problema de xadrez.
Cilada Posição de aparência inofensiva, a que se quer atrair o adversário, com o objetivo de extrair alguma vantagem.
Cobertura Proteção ao rei de algum xeque, por interposição da peça.
Cobrir um cheque Bloquear o campo de visão de uma peça atacante contra o rei.
Coluna Oito casas seguidas do tabuleiro na vertical.
Coluna aberta Coluna a que faltam os peões, e por onde as peças maiores podem penetrar em território inimigo.
Combinação Sucessão de lances passível de precisão exata, envolvendo entrega de material e acarretando transformação violenta na posição.
Complexo de peões Termo da autoria de Nimzovitch, pra caracterizar um grupo especial de peões, geralmente três, dos quais dois são dobrados, e sujeitos a bloqueio.
Contra-jogo Manobra pela qual um dos lados pretende apoderar-se da iniciativa, reagindo à pressão do adversário.
Contragambito Gambito oferecido pelas peças pretas.
Coroação Quando o peão atinge a oitava casa ele pode se transformar em qualquer outra peça, é o mesmo que promoção.
Corredor Mate de torre ou dama, aplicado ao longo da primeira fila do rei contrário, fechado pelos próprios peões. O mesmo que mate de "gaveta".
Cravar Impossibilitar o movimento de uma peça contrária por expor o seu rei ao cheque, o mesmo que pregar.
DefesaA contrapartida do ataque. Nome que se dá à série de lances ou a variantes de aberturas consideradas sob o ponto de vista das peças pretas.
DesempateAplicação de algum método previamente estabelecido para se apurar a colocação em torneios, de jogadores que hajam terminado a competição com igual número de pontos.
Desenvolvimento Processo pelo qual as peças entram em jogo ativo.
DiagonalQualquer série de casas unidas de uma mesma cor formando um ângulo de 45º. Exemplo: de a1 até h8
DiagramaRepresentação gráfica de uma posição no tabuleiro.
DuploAtaque simultâneo de uma peça a duas outras adversárias. O duplo de peão também é chamado de "garfo". Uma das peças pode ser o rei.
EmpatePartida sem vitória para qualquer dos lados.
En PassantTipo de captura especial que o peão faz.
EnxadristaQualquer pessoa que pratique xadrez.
EscaqueO mesmo que casa.
EsquemaPlano ideal que se persegue em uma partida, principalmente em seu início, e no qual se leva em conta a estrutura dos peões.
EstilingueMate de dama apoiada pelo bispo e correndo pela mesma diagonal, sobre um rei rocado.
EstratégiaPrincípios gerais que regem a formulação de um plano de jogo. Utilização de noções tais como desenvolvimento harmônico, domínio central, estruturação dos peões, etc.
EstudoEm sentido específico, composição arbitrária, de cunho artístico ou didático, em que se salientam como principais elementos as exceções às regras gerais e a dificuldade de solução.
Fases da Partida São três a saber: Abertura, meio-jogo e final.
FianquetoDesenvolvimento de um bispo pela casa 2C.
F.I.D.E.Sigla da "Fédération Internationale Des Echecs", entidade máxima do enxadrismo mundial.
FilaCada uma das oito linhas horizontais de casas, que vão da base de um jogador a outro. O mesmo que fileira.
FinalA última fase de uma partida, quando o escasso número de peças permite a transformação em vitória da vantagem porventura obtida por um dos lados, ou então o empate se apresenta evidente.
FlancoCada um dos setores, à esquerda e à direita, no tabuleiro. O primeiro é o flanco da dama e o segundo o flanco do rei. O mesmo que ala.
ForçaCapacidade específica de ação de cada peça.
Forçar a partidaVencer a partida conduzindo o adversário a uma série de lances inevitáveis.
ForquilhaO mesmo que garfo.
ForsythSistema de notação de posições, em que as casas vagas no tabuleiro, fileira por fileira, a partir da base das pretas e da esquerda para a direita, são representadas por números variando de 1 a 8, e as peças são registradas por sua letra inicial, maiúscula para as brancas e minúscula para as pretas.
GambitoEntrega de material na abertura para conseguir melhor colocação das peças, ganho de tempo ou qualquer outra vantagem sobre o adversário, geralmente sacrificam-se peões.
GarfoAtaque simultâneo de um peão a duas peças adversárias.
Grande diagonalAs duas diagonais, uma de cada côr, 1TD-8TR e 1TR-8TD.
Grande Mestre Internacional
Ou abreviadamente "G.M.I.", máximo título outorgado pela FIDE, excetuado o de Campeão do Mundo, para o enxadrista que cumpra os requisitos para tal exigidos em regulamento.
HorizontalÉ uma sucessão de 8 casas horizontais.
HoleTermo da língua inglesa com o sentido de "cova", "buraco", e aplicado a pontos débeis originados por uma estrutura defeituosa de peões.
IgualdadePosição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.
InferioridadeSituação causada pelo desnivelamento posicional ou material, a favor do adversário.
IniciativaConceito estratégico segundo o qual um dos bandos está em condições de exercer pressão sobre o outro, mediante ameaças ou a preparação de um ataque. Diz-se que as brancas, por disporem do tempo de saída, têm a iniciativa natural, ou "pequena iniciativa".
IntermediárioLance que interrompe o curso natural de uma sucessão de trocas ou outra manobra qualquer, encaixando um elemento tático ou de surpresa, como seja, uma ameaça lateral aguda ou um xeque que permita atingir um objetivo fora de alcance por meios diretos.
InterzonalTorneio oficial da FIDE, classificatório para a disputa do campeonato mundial, e que é formado com os principais colocados nos Torneios Zonais de todo o mundo.

J'adoubeExpressão francesa internacionalmente usada e que significa "eu arrumo". Utiliza-se, previamente, quando se quer advertir o adversário de que vamos tocar em alguma peça com a intenção de arrumá-la.
JogadaTranslado de uma peça de uma casa para outra. O mesmo que lance.
Jogada seladaO mesmo que "lance secreto".
JogadorEnxadrista a quem corresponde o lance.
Lance Movimento de peça no tabuleiro, o mesmo que "jogada".
Lance secreto O que é escrito dentro de um envelope, e não executado sobre tabuleiro, quando ao esgotar-se o tempo prescrito para uma partida de torneio esta não estiver terminada, e for necessário transferir sua continuação.
Linha Seqüência retilínea de casas, em diagonal, horizontal ou vertical. Na teoria do xadrez, chama-se linha a qualquer seqüência estudada, a partir de uma posição.
Liquidar Trocar sucessivamente várias peças e peões.
Maioria de peõesSituação numérica favorável em um setor ou flanco, de um bando sobre outro. Se o total de peões no tabuleiro for igual, a maioria em uma ala acarretará minoria na outra, e vice-versa. A maioria de peões é o primeiro passo para se conseguir um peão passado.
ManobraSucessão de lances integrando um plano estratégico, com o fito de obter alguma vantagem posicional.
MatchCompetição entre dois enxadristas. (V. Torneio.)
MateTratamento abreviado do termo "xeque-mate". É o lance final da partida, o objetivo final do jogo.
MaterialO valor positivo e visível as peças. Diz-se que ganhou material o lado que obteve vantagem numérica ou de força operacional.
Meio-de-jogoA fase intermediária da partida, entre a abertura e o final; é a ocasião em que as peças desempenham plenamente sua capacidade ofensiva e defensiva. Chama-se também "meio-jogo".
Mestre internacionalTítulo outorgado pela FIDE a enxadristas de reconhecida competência, que satisfaçam determinadas exigências mínimas.
MiniaturaPartida curta, com menos de 20 lances, de desenlace geralmente violento ou brilhante.
Mobilidade de uma peçaÉ o raio de ação de uma peça.
N.N.Abreviatura da expressão inglêsa "no name", internacionalmente usada para indicar, na literatura enxadrística, um contendor cujo nome não é conhecido ou não se deseja mencionar.
NomenclaturaDesignação pela qual se conhecem as peças, as aberturas, as variantes, etc.
NotaçãoNomenclatura simplificada ou abreviada por meio de um conjunto de sinais convencionais. Existem diversos sistemas de notação, porém os principais, internacionalmente usados, são o algébrico ou de Stamma, e o descritivo ou inglês. Nos casos de posições estáticas, é também usado o sistema Forsyth.

ObjetivoAlvo perseguido no combate.
ObstruçãoGanho de espaço, pela confrontação direta entre os reis.
OponenteO mesmo que adversário; contrário.
OposiçãoOs reis estão em oposição quando se defrontam na mesma coluna, ou na mesma horizontal, ou ainda na mesma diagonal, separados por um número ímpar da casas. Ganhar a oposição é colocar o rei nessa posição.
PapeletaRegistro especial, para anotação de partidas de torneios. O mesmo que planilha.
PartidaTermo genérico que se usa para o conjunto de lances de xadrez que vai desde o movimento inicial até o último.
Partida abertaA que se inicia a partir dos lances simétricos 1-P4R, P4R.
Partidas fechadasTodas as partidas que não comecem por 1-P4R, P4R.
PartidoVantagem que um enxadrista pode conceder a outro, para compensar o desequilíbrio de forças. O partido pode ser de material (peão, peça, etc.), de tempo (especialmente nas partidas rápidas conhecidas como "relâmpago") ou de pontuação.
PatModalidade de empate.
Peão atrasadoO que se encontra à retaguarda de seus vizinhos.
Peão dobradoPeão situado em coluna onde já existe outro do próprio bando.
Peão isoladoO que não conta com outro em coluna contígua, para eventual apoio.
Peão passadoO que não tem mais peão contrário para detê-lo, seja na mesma coluna ou nas colunas adjacentes.
PeçasSão os elementos dinâmicos do xadrez.
Peões centraisSão eles: PR, PD, PBR e PBD.
Peões das alasSão eles: PC e PT.
Perda de tempoDerrota automática que alcança um competidor que, em qualquer posição, não houver cumprido com o limite máximo de tempo, exigido pelo regulamento do torneio.
Planoideia ou conjunto de ideias passíveis de aplicação em uma partida com o fim de vencê-la, ou em manobra destinada a conseguir algum tipo de vantagem em uma posição dada.
PregaduraPeça impossibilitada de mover-se por expor seu rei ao xeque.
PretasO conjunto de peças manejadas pelo segundo jogador.
Primeiro jogadorJogador que controla as peças brancas.
ProblemaEspécie de composição artística, em que se exige ao solucionista encontrar um mate previamente construído e anunciado.
PromoçãoTransformação do peão em peça, ao alcançar a 8ª casa.
Qualidade      Diferença de valor entre uma torre e um bispo ou um cavalo. Ganhar a qualidade é trocar um cavalo ou um bispo por uma torre adversária.
Raio de açãoCapacidade que caracteriza cada peça em jogo.
RelâmpagoTipo de jogo muito rápido, também conhecido por "blitz", em que os competidores devem jogar uma partida em poucos minutos, geralmente 5 ou 10, cabendo a derrota aquele que levar mate nesse período ou cuja flecha, no relógio especial, cair primeiro.
RelógioMedidor especial de tempo para partidas de xadrez de campeonatos, com duplo mostrador indicando o dispêndio de tempo de cada competidor.
RupturaAbertura de linhas de penetração em território adversário, sejam verticais ou diagonais, por meio de trocas ou de sacrifícios de material.
SacrifícioEntrega de material para fins de ataque, pressão ou outro tipo de vantagem.
SaídaA jogada inicial em uma partida. Diz-se que as brancas tem a "vantagem da saída".
SchuringTabela especial para emparceiramento em torneios, e na qual cada competidor é emparceiramento, sucessivamente, com todos os demais.
SecretoLance que, em provas oficiais, uma das partes registra dentro de um envelope sem executá-lo sobre o tabuleiro, para ulterior reinício da partida.
Segundo jogadorO jogador das peças pretas.
SimplificaçãoSucessão de trocas, tendente a eliminar os elementos acessórios ou excedentes de uma posição.
SissaFigura lendária, ou literária, a quem alguns escritores atribuíram a invenção do Xadrez.
Sonneborn-BergerSistema U para desempatar automaticamente colocações com igual pontuação em torneios. Atribui-se a cada competidor em causa a soma dos pontos obtidos pelos adversários de quem ganhou, mais a metade dos pontos de cada adversário com quem empatou.
SuíçoSistema de emparceitramento para torneio com grande número de competidores (no mínimo, 16), em que se deseje economizar rodadas. O número destas é indicado pela fórmula: "o dobro da raiz quadrada do número de participantes". Se o número não for quadrado perfeito, a formula será: "o dobro da raiz quadrada inferior mais próxima, do número de participantes, mais um". O emparceiramento é seletivo, havendo sorteio simples apenas para indicar-se a primeira rodada. Depois desta, cada rodada, sucessivamente, terá seus competidores emparceirados de modo a que se enfrentem os que dispuserem de igual número de pontos na tabela, ou o mais próximo possível, até ser cumprido o número estabelecido. Cada competidor somente poderá se emparceirado uma vez com qualquer outro; e deverá haver, tanto quanto possível, alternação de cores.

TabuleiroQuadrado dividido em 64 quadrados menores (8x8) onde se desenvolve o jogo.
TáticaElemento característico de posições complexas ou tensas, em que uma ameaça dupla, um golpe de surpresa ou um sacrifício alteram o equilíbrio ou desequilíbrio reinantes.
TeoriaSérie de conhecimentos e estudos pertinentes a todas as fases do xadrez.
TrebelhoTermo arcaizante que compreende todas as peças, inclusive os peões.
TriangulaçãoDe rei: manobra para atingir uma casa vizinha em dois tempos, a fim de colocar o adversário em zugzwang ou de evitar um golpe tático. De dama: manobra em três tempos, para voltar ao ponto de partida, passando o lance ao adversário.
TriploAtaque simultâneo à três peças adversárias. Uma das peças pode ser o rei.
VarianteLinha de jogo produto de análise própria derivada de uma linha clássica.
VantagemPredomínio de qualquer tipo obtido durante a partida; pode ser de ordem posicional ou material.
XequeAtaque de uma peça contra o rei adversário.
Xeque descobertoQuando uma peça sai da frente do raio de ação de uma peça amiga que ataca o rei adversário. O mesmo que xeque à descoberto.
Xeque duploO ataque de duas peças simultaneamente ao rei adversário.
Xeque-mateSituação do rei quando não pode desviar-se, ser protegido ou submeter a captura uma peça que dê xeque.
Xeque perpétuoModalidade de empate.
Zugzwang          Palavra alemã que significa a obrigação de jogar que leva a perda da partida ou de uma vantagem qualquer. Abreviadamente "Zug".

Se você chegou até aqui, realmente, você é um enxadrista!!
 

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CLUBE DE XADREZ DE JATAÍ-GO
XADREZ JATAÍ O MELHOR LANCE!!

EQUIPE DE JATAÍ É A CAMPEÃ DOS JOGOS ABERTOS DO ESTADO DE GOIÁS 2013.
29/11 a 01/12 Goiânia

A equipe de Jataí foi composta por cinco integrantes, Aquiles Machado, Uelton Rezende, Jair Humberto, Vitor Martins e Giovanni Lúcio. O torneio foi disputado no sistema suiço e pontuava os dois melhores de cada equipe, somando-se a pontuação e definindo o Campeão Geral.
A equipe de Jataí foi conduzida por Aquiles Machado - imbatível - em suas partidas. A equipe liderou o torneio de ponta - a - ponta, e no final somou um total de 10½ pontos, ficando à frente de a equipe de Itumbiara - que contou com a participação dos imãos Okadas (Wiliane Dyogo), que fizeram um excelente torneio terminaram com 10 pontos, ½ pontos atrás dos Campeões. O terceiro lugar ficou com a equipe de São Miguel do Araguaia com 9½.